23 de novembro de 2009

APOSTOLADO DE ORAÇÃO

REUNIÃO ANUAL DOS DIRECTORES DIOCESANOS

1. O Apostolado da Oração, modo eficaz de viver o sacerdócio comum dos fiéis

O tema escolhido pelo Secretariado Nacional para o Apostolado da Oração no ano pastoral 2009-2010 foi “O A. O., modo eficaz de viver o sacerdócio comum dos fiéis”. A apresentação do mesmo fez-se por meio de duas intervenções, do Dr. Elias Couto e do P. Dário Pedroso, S.J. Na introdução ao tema, o P. Dário Pedroso explicou que o mesmo procura inserir o Apostolado da Oração na vida da Igreja universal, marcada pelo “Ano Sacerdotal” proclamado pelo Papa Bento XVI. Sendo este um ano dedicado sobretudo ao sacerdócio ministerial, salientou o P. Dário Pedroso, constitui também uma oportunidade para reflexão sobre a participação de todos os fiéis, pelo baptismo, no sacerdócio de Cristo.

Na sua intervenção, Elias Couto tratou o sacerdócio comum dos fiéis na perspectiva do “oferecimento do dia”, acto fundamental da vida orante dos membros do Apostolado da Oração. Depois de algumas breves considerações sobre a origem do sacerdócio cristão e sobre a importância do “sacerdócio comum”, centrou a sua atenção na atitude do “oferecimento”: oferecer o dia a Deus, com Cristo, para viver o dia em atitude de oferecimento. Daqui retirou como consequência a necessidade de transformar o “oferecimento do dia” numa atitude espiritual que dura o dia todo e transforma lentamente a vida de quem o faz.

O P. Dário Pedroso, por seu lado, reflectiu sobre o “sacerdócio comum e dimensão eucarística”. Salientou o facto de o Apostolado da Oração ter uma dimensão profundamente eucarística, que insere os seus membros no dinamismo da oferta sacerdotal de Cristo, na Eucaristia, e os ensina a ser “hóstia viva” com Cristo. Neste dinamismo, há três dimensões fundamentais: a celebração, na qual o cristão oferece a sua vida com Cristo; a comunhão, por meio da qual Cristo permanece no cristão e este n’Ele; a adoração, pela qual, unido a Jesus Eucaristia, o cristão responde ao apelo do Mestre a “vigiar com Ele”. Estas dimensões confluem todas numa atitude vital: a caridade, de que a Eucaristia é verdadeira escola, na qual o cristão deve aprender o essencial do seu sacerdócio: o amor

Sem comentários: