31 de outubro de 2009

SANTIFICAR OS DOMINGOS E FESTA DE GUARDA


O sábado recorda o repouso de Deus no sétimo dia da criação e também a libertação de Israel da escravidão do Egipto e a Aliança que Deus estabelece com o povo.-2168-2173-2179
Jesus reconhece a santidade do Sábado e, com a Sua autoridade divina, dá-lhe a sua interpretação autêntica:« O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado(Mc,2,27)»
O Domingo é o dia da Ressurreição de Cristo«o primeiro dia da semana»(Mc.16,2). Ele evoca a primeira criação: como oitavo dia que segue o Sábado, significa a nova criação, inaugurada com a Ressurreição de Cristo.

Tornou-se assim para os cristãos o primeiro de todos os dias de todas as festas, o dia do Senhor no qual Ele criou a Sua Páscoa, leva à realização a Verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus.

Os cristãos, santificam o domingo e as festas de preceito, participando na Eucaristia do Senhor e abstendo-se também das actividades que o impedem de prestar culto a Deus e perturbam a Alegria própria do Senhor, ou o devido descanso da mente e do corpo. São permitidas as actividades ligadas a necessidades familiares ou a serviço de grande utilidade social, desde que não criem hábitos prejudiciais à santificação do Domingo, à vida de famílias e à saúde.2177-2185/2192-2193

Para que todos possam gozar de repouso suficiente e de tempo livre, que lhes permitam cuidar da vida religiosa, familiar e cultural e social;para dispor de tempo propício à meditação, à reflexão, silêncio e estudo; e para fazer boas obras, servir os doentes e anciãos2186-2188/2194-2195.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA-COMPÊNDIO

Sem comentários: