4 de agosto de 2009

QUE VALORES NOS LEVAM À REALIDADE?


Diversos são os sentimentos perante "Bem estar" e o "Estar bem"
Por "Bem estar", entendo uma certa comodidade em relação ao que se possui e nos dá aquele conforto que afinal nos faz sentir regularmente instalado, não só com o nosso íntimo como também com a sociedade que nos cerca.
O "Bem estar" pode traduzir-se numa dependência da riqueza, de heranças adquiridas,do meio rural ou citadino em que se vive, da aceitação real ou hipócrita que nos cerca e que nos acarinha ou despreza. Então ou passamos à margem ou nos sociabilizamos saudavelmente.
E o que para o ser humano podia ser agradável, se de nada nem de ninguém dependesse, pois não sombreava o telhado do vizinho e o que possuía chegava...Perante uma sociedade de valores pagãos do luxo e da riqueza e materialismo assumido, que faz com que tudo se tenha... o remediado sente-se oprimido, acabrunhado e quanto é honradamente seu, perde-se nos caminhos da lixeira e o melhor será ser excluído.
Neste contexto o "Bem estar" vai interrogar o "Estar bem"
O "Estar bem" só é realista quando o nosso eu psicológico não acomete a nossa mente de sentimentos que estejam relacionados com o materialismo, com a idolatria, com o hedonismo, a liberdade eufórica do poder, a ida desenfreada ao ter... que leva à marginalização e dependência dos "coitadinhos ".
Belo o gesto de Jesus perante a elevação da viúva"Que deu o que não tinha" acabando por ficar mais rica e por "Estar bem", perante o POBRE dos POBRES.
Em todos os campos da sociedade se nota esta crise de valores. Quantos suicídios, quantos afastamentos da sociedade, quantos na Igreja do Silêncio por causa da falta de harmonia entre "Estar bem" e " Bem estar"?.
A FÉ, a MORAL, a CONSCIÊNCIA de verdadeiros valores no íntimo de GRANDES Heróis...
é que vão sendo as POTÊNCIAS que vão segurando o barco e que geram os MÁRTIRES que dão o que têm e o que não possuem. E são muitos no mundo de hoje com ainda este "ESTAR bem"
Já dizia o nosso saudoso e querido papa João Paulo II:"Dai! Dai sempre! E quando derdes o que vos faz falta, é quando ficais mais ricos e com "Bem estar" na consciência!
Como diz o fado antigo" Ai se os meus olhos falassem, contavam..."
do Vento ao Sabor das ondas

Sem comentários: