30 de julho de 2009

TERÇO DOS MISÉRIOS LUMINOSOS

1º- Mistério
2º-Mistério


3º-Mistério

4ºMistério



5º-Mistério





Os Mistérios Luminosos (Rezados nas quintas-feiras)

No segundo terço do Rosário contemplamos os cinco Mistérios Luminosos, que contemplam a revelação do Reino de Deus já personificado em Jesus:

1º- Batismo de Jesus no Jordão;
2º- Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná;
3º- Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;
4º- Transfiguração de Jesus
5º- Instituição da Eucaristia.

Roteiro para o Terço Luminoso
(seguir a ilustração no sentido horário)
1- Sinal da Cruz;
Invocação ao Espírito Santo Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso Amor.Enviai o Vosso Espírito e tudo será criadoe renovareis a face da terra.Oremos:Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação.Por Cristo, Senhor Nosso.Amém..;
OferecimentoDivino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção. (Pode-se acrescentar o que segue, e também intenções particulares:Ofereço-Vos também em reparação aos Corações de Jesus e Maria, nas intenções do Imaculado Coração de Maria, nas intenções do Santo Padre, pelo Santo Padre e por toda a Igreja, pela santificação do clero e das famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, pela Paz no mundo.) ;
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra, e em Jesus Cristo, Seu Único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
2- Em honra à Santíssima Trindade: um
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Amém. e:
a) uma Ave-Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém. em honra a Deus Pai que nos criou;
b) uma Ave-Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém. em honra a Deus Filho que nos salva;
c) uma Ave-Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém. em honra a Deus Espírito Santo que nos santifica.
3- No intervalo,
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,como era no princípio, agora e sempre.Amém., a Oração de Fátima
Ó meu Jesus, perdoai-nos,livrai-nos do fogo do inferno,levai as almas todas para o Céue socorrei principalmente as que mais precisarem.; jaculatórias como for costume.
4- NO PRIMEIRO MISTÉRIO LUMINOSO contemplamos o Batismo de Jesus no Jordão. “Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que Se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto (cf. Mt 3, 17 par), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-Lo na missão que O espera.”
Pai NossoPai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Amém..
dez Ave-Marias
Ave-Maria Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém..
6- Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,como era no princípio, agora e sempre.Amém.;
Oração de Fátima Ó meu Jesus, perdoai-nos,livrai-nos do fogo do inferno,levai as almas todas para o Céue socorrei principalmente as que mais precisarem.; jaculatórias como for costume
2- No SEGUNDO MISTÉRIO LUMINOSO contemplamos a auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.
3-NO TERCEIRO MISTÉRIO LUMINOSO contemplamos Jesus, que anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão.
4- NO QUARTO MISTÉRIO LUMINOSO contemplamos a a transfiguração de Jesus. “Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O «escutem» (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.”Pai NossoPai NossoPai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Amém..
- dez Ave-Marias
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém..
- Glória
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,como era no princípio, agora e sempre.Amém.;
Ó meu Jesus, perdoai-nos,livrai-nos do fogo do inferno,levai as almas todas para o Céue socorrei principalmente as que mais precisarem.; jaculatórias como for costume.
5- NO QUINTO MISTÉRIO LUMINOSO contemplamos a instituição da Eucaristia. “Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando «até ao extremo» o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.”
Pai Nosso
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Amém..
- dez Ave-Marias
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém..
- Glória
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,como era no princípio, agora e sempre.Amém.;
Ó meu Jesus, perdoai-nos,livrai-nos do fogo do inferno,levai as almas todas para o Céue socorrei principalmente as que mais precisarem.; jaculatórias como for costume.

1 comentário:

Paulo disse...

Olá, gostaria de mostrar o software sobre orações baseadas no rosário que eu escrevi, Multirosarium, que permite:

* aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
* meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
* meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
* contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

Para orar online: http://multirosarium.com