8 de julho de 2009

QUEM FOI A BEATA HELENA GUERRA?


Beata Helena Guerra - A Apóstola do Espírito Santo

Ela nasceu em 23 de junho de 1835, em Lucca, Itália. Após uma longa doença amadureceu nela o sentimento apostólico com a leitura e o estudo da Sagrada Escritura. A beata tinha um profundo amor pela terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, e desejava que assim como as orações do Pai-Nosso e da Ave-Maria, que eram bem difundidas no seio da Igreja, ela sonhava que a oração ao Espírito Santo fosse também rezada diariamente pelos cristãos. Começava aí um luta da beata pela propagação da cultura de Pentecostes.
Helena começa a escrever cartas ao Sumo Pontífice da época, Leão XIII, que ao todo somaram-se doze cartas. Em um desse escritos ela dizia: "Pentecostes não terminou; de facto é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que desejam, podem recebê-lo sempre; portanto não temos nada a invejar aos Apóstolos e aos primeiros cristãos; nós só temos que nos dispor, como eles, a recebê-lO bem e Ele virá a nós como veio a eles" e ainda ."A vinda do Espírito Santo no Cenáculo foi como o beijo de reconciliação dado por Deus à humanidade redimida no sangue de Jesus”.
Já no ano de 1872, com um grupo de poucas companheiras, deu início a uma escola feminina em sua cidade, que inicialmente se chamava Filhas de Santa Zita, mas que depois com influência do Santo Padre ,o Papa Leão XIII, passou a se chamar "Oblatas do Espírito Santo".
Fruto de suas cartas são três documentos de Leão XIII. O primeiro, em 1895, uma Carta Apostólica, "Provida Matris Caritate", a qual terminava pedindo aos fiéis para rezarem uma novena solene, 9 dias de oração, ao Espírito Santo, entre as Festas da Ascensão e do Pentecostes. Escreveu ainda uma Encíclica intitulada de "Divinum Illud Munus", sobre a vida segundo o Espírito. Outro importante acontecimento, de novo a pedido da Irmã Helena, teve lugar a 1° de Janeiro de 1901. Em nome de toda a Igreja, Leão XIII invocou o Espírito Santo cantando o Veni Creator Spiritus.
Nesse mesmo dia no outro lado do mundo, em Topeka, no Kansas, houve no Colégio Bethel e na Escola Bíblica, uma efusão do Espírito Santo que é geralmente reconhecida como sendo a origem do movimento Pentecostal
Faleceu em 11 de abril de 1914, sábado santo, com o grande desejo no coração, de ver o coração dos cristãos modernos tomando consciência da presença e da acção do Espírito Santo em suas vidas.
Foi beatificada por João XXIII em 1959. Sua festa é no dia 14 de Abril. Em suma, a Beata Helena Guerra colocou um desafio à Igreja no alvorecer do século passado, de redescobrir a vida vivida segundo o Espírito Santo.
Ela convidava a voltarmos ao Cenáculo, portanto e nos colocarmos como discípulos dessa grande IGREJA que tanto amou as obras do Espírito.
Beata Helena Guerra, interceda por um grande renovar da Igreja de Cristo, Amem!

Sem comentários: