6 de julho de 2009

OS SURDOS- NA ESPERANÇA DA MISSÃO EVANGELIZADORA


“A Missão do Surdo é Evangelizar”


(Tema do ano 2009 do Projeto de Evangelização Nacional da Pastoral dos Surdos)
Nestes tempos de natal, onde o nosso coração se torna sensível às diversas realidades da vida, inclusive a da reconciliação conosco e com os irmãos, nos permitamos contagiar pelo coração do Menino Jesus que atrai pastores, reis, nações, famílias e, de uma maneira muito especial, os surdos.
Faz-se necessário lembrar que a chegada dos reis ao local onde o Menino Jesus estava, só foi possível pela indicação de uma grande estrela brilhante no céu. A estrela indicava , à quem se deixasse orientar, onde nascera o Deus feito gente.
Aqui, quero estreitar laços entre essa grande estrela, e o convite do ano 2009 para nós da Pastoral dos Surdos: A Missão do Surdo é evangelizar. Este estreitamento, mais que colocar as duas realidades lado a lado, colocam-nas uma dentro da outra. Evangelizar é mostrar ao outro o brilho do Deus feito gente que mudou a nossa vida. O Surdo é convidado a ser esta estrela para outros surdos e ouvintes.
Entretanto, considerando que em nossas mãos, que sinalizam a palavra, está a oportunidade de Deus encontrar o Surdo e no seu coração fazer Natal, peço a todos os ouvintes, principalmente intérpretes e catequistas: sejamos para o Surdo tão e somente a estrela que brilha indicando o caminho para que ele mesmo o percorra. Não roubemos dele a oportunidade de buscar o seu próprio encontro com o Cristo.
Este pedido se torna forte e urgente porque, não raras vezes, ao invés de motivarmos o protagonismo do Surdo, assumimos suas responsabilidades, fazemos as coisas por ele por acharmos que ainda não é capaz, ocupamos responsabilidades e cargos que lhes são de direito, mas, em nossa rudimentar sabedoria, julgamos ser mais capazes que eles para servir.
Quando Cristo chamou os apóstolos, não os escolheu porque possuíam qualidades notáveis. Escolheu-os por acreditar que se deixariam conquistar pelo Reino. Vale ressaltar que Pedro era cabeça dura e negou três vezes seu Senhor; João era impaciente e, em dado momento, queria fazer descer fogo do céu para acabar com aqueles que incomodavam seu Mestre; Judas vendeu quem o considerava amigo. Mas, todos, sem exceção, de uma maneira ou outra, permitiram-se ser conquistados pelo amor de Jesus e o serviram com todo coração.
O resultado do serviço dos “inadequados”, é a Igreja maravilhosa e pecadora que hoje temos.
Ouvinte: não tenha medo de incentivar a liderança Surda! Estude, pesquise, peça ajuda, faça parcerias para que o surdo tenha acesso a tudo o que necessita para desabrochar … e você verá, não sem dor, a beleza do protagonismo da diferença.
A missão do Surdo é evangelizar … e a nossa de permiti-lo evangelizar !
No coração de Deus,

Sem comentários: