26 de julho de 2009

FESTIVAL JOTA CHEGA AO FIM



AGÊNCIA ECCLESIA

Festival Jota chega ao fim em festa
Edição de 2010 será em Paredes de Coura


D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, presidiu à Missa que este Domingo dominou o dia final do Festival Jota 2009, que decorreu na Praia de São Jacinto entre 24 e 26 de Julho, com centenas de jovens de todo o país.
"A Eucaristia de hoje dá pleno sentido à festa da fé, da alegria, da esperança e da vida que aqui nos trouxe. Cristo está aqui e Ele faz a diferença", disse o Bispo, na sua homilia, após dias preenchidos por concertos, workshops e conferências sobre diversos temas.
Para o Bispo de Aveiro, são muitos "os campos de vida e os espaços de acção que esperam pelos jovens cristãos: a família, a escola, o trabalho, o lazer, o convívio, a comunidade cristã, o mundo associativo, cultural e político, o voluntariado, a procura da justiça e o serviço solidário aos que mais sofrem, entre tantos outros".
Comentando as leituras proclamadas na celebração, D. António Francisco dos Santos disse que "os milagres divinos iluminam os olhos humanos e dão valor às coisas multiplicadas e sentido à vida das pessoas e das multidões".
"Somos chamados a ser testemunhas destes milagres. Queremos ser discípulos e profetas, com um olhar rasgado pelos horizontes novos da humanidade, dando atenção à voz de Deus e alimentando de vida, de alegria, de fé, de esperança, de caridade e de verdade o nosso tempo.", apontou.
O Bispo de Aveiro convidou os presentes a "vencer o medo sentido pelos que pensam que têm pouco para repartir e receiam ficar sem nada".
"Todos desejamos um mundo melhor e uma Igreja renovada. Nem o mundo melhor é possível nem a Igreja renovada estará ao nosso alcance sem vós, caríssimos jovens", precisou.
Mais à frente, falando sobre a vocação particular que cada um é chamado a viver, D. António Francisco dos Santos indicou que "só Cristo pode fazer a diferença, iluminar o caminho e desvendar segredos e sonhos de Deus. Só Ele é fonte de vida e horizonte de felicidade".

Rock e reflexão
Depois de um dia inicial marcado pelas sonoridades do Rock, o "Jota" foi este Sábado dedicado a mais de 15 fóruns, onde mais de 800 jovens participantes estiveram em conversa, debate e partilha de ideias com personalidades várias.
Depois aconteceu o concerto de fim de tarde na praia, com a actuação de Claudine Pinheiro. Pelo palco principal passaram as Bandas "Simplus", "Banda Jota" e Herber Marques, um jovem evangélico que sublinha a dimensão ecuménica do evento. De Espanha, chegava também Gaby Soñer, com ritmos de rock-pop.
Nos dois primeiros dias, além do palco principal, houve um palco destinado aos nossos jovens talentos, o chamado "Teu Palco". A animação continuou noite dentro, na cristoteca.
Este Domingo à tarde, o festival encerrou as actividades com o espectáculo musical "Paulo de Tarso".
No final da iniciativa foi revelado que a próxima edição do Festival Jota terá lugar na praia de Taboão, em Paredes de Coura, destino habitual de muitos jovens em todos os verões. A notícia foi confirmada à Agência ECCLESIA pelo Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo.

Sem comentários: