
MARTÍRIO DE SÃO MATEUS DE 1600- A ÓLEO SOBRE TELA EM ROMA- ITÁLIASão Mateus nasceu na Galileia, trabalhou como corretos de impostos e em Carfanaum Jesus o chamou para seguir com ele.É o autor do primeiro livro de Evangelho, escreveu primeiro anotações em hebraico e aramaico e depois escreveu em grego entre os anos 60 a 90 DC, e todo seu evangelho provava que Jesus Cristo era o Messias.Começou a pregar em Jerusalém e depois foi para a Arábia e a Pérsia ai foi perseguido pelos sacerdotes, que mandaram arrancar seus olhos e o prenderam para ser sacrificado, mas Deus mandou um Anjo que o curou e o libertou.Foi para Etiópia onde pregou e a princesa Candice o chamou ao palácio, pois seu filho tinha morrido e com suas orações e intercessão de Jesus o menino foi ressuscitado. Com esse acto converteu grande parte da população.Foi morto por ordem do rei Hitarco, apedrejado, queimado e decapitado.
No ano 930DC, as relíquias mortais foram para Salermo, na Itália. É padroeiro da cidade e seu dia é comemorado em 21/09.
Padroeiro dos alfandegários, banqueiros,cambista e contabilistas.
Oração
São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre e fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras:" Não junteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde ladrões arrombam e roubam, mas junteis para vós os tesouros do céu!".
Ensinai-me, ó São Mateus,, o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permitais que a ganância e a soberba dirijam meus actos. Protegei o que é meu e da minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem invejam a tos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus desprendido do dinheiro.Amém.

Sem comentários:
Enviar um comentário