25 de abril de 2009

25 DE ABRIL AOS OLHOS DAS CRIANÇAS




POEMA A UM HOMEM MORTO NA PRISÃO

Homem morto na prisão
nesta terra escura e triste...
no teu corpo gelado,
com essas mão duras
e olhos de fome,
com o coração a morrer
pela LIBERDADE.
Vais esperando que amanhã
uma estrela te venha buscar
e te leve pelo horizonte
onde não há pobres nem ricos.

Todos os corações estarão por um momento
á espera que volte contigo
esse sonho da vida.

de Fernando Brás- 8 anos
----------------------------
FIZ TAMBÉM ESTES VERSOS

Estou farto de ser pobre
e de viver numa barraca de lata.
É como que sinto que morro,
vejo a morte a chegar,
vejo tudo perdido.
É permanente este rio
pobre,
só,
sinto que morro.

Fica este poema
para quando me encontrarem...
terem vergonha desta miséria.

de Victor Moreira - 10 anos
-----------------------------
Hoje, dia 11 de Março, vou escrever o meu diário.

Ontem, quando vinha a caminho da escola, ouvi gritos e disse para mim: não deve ser nada de especial.
Mas enganei - me. Quando acabei a palavra, um monte de mulheres e homens acorriam aos gritos. Fui ver.
Era um pobre rapaz que levava uma tareia e dúzias de pontapés de um homem que não era da família.
Porque lhe bateu? Teria feito algum crime?
Era o pobre rapaz, porque tinha fome, tirou um paposseco.
Bem se vê que nunca passaram fome.

de Fernando Filipe - 9 anos
--------------------------------
ESTA ESCOLA DE ALEGRIA
Nesta escola de alegria
com poemas nas paredes,
meninos pintando
flores nas jarras,
sem nenhum papão...
tudo sabe bem.
Mas escrevo este poema que saiu do coração
nesta hora de Paz ,
neste momento de LIBERDADE.
Não quero ver a vez do quadro de luto,
fazer contas de somar
nestes momentos tão simples.
A flor na parede
indica um mundo novo,
com o mar azul
trazendo espuma branca
viajando neste dia de aleria.

de Victor Barroca - 9 anos

Sem comentários: