Hoje a Igreja celebra : Comemoração dos Fiéis Defuntos
(Paramentos roxos ou pretos)
(III Semana do Saltério)
Livro da Sabedoria 3, 1-9
Leitura do livro da Sabedoria - 1Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que põem sua confiança nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor: porque seus eleitos são dignos de favor e misericórdia. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(42/41)
REFRÃO: A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
1. Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
- R. A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
2. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?
- R. A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
3. Lembro-me, e esta recordação me parte a alma, como ia entre a turba, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos de júbilo e louvor de uma multidão em festa.
- R. A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
4. Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo:
- R. A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
Livro do Apocalipse 21, 1-7
Leitura do livro do Apocalipse de São João
1Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. 2Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. 3Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. 5Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6Novamente me disse: Está pronto! Eu sou o Alfa e o Èmega, o Começo e o Fim. A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva. 7O vencedor herdará tudo isso; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. - Palavra do Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 5, 1-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. - Palavra da salvação.
2 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário