19 de outubro de 2008

PAI-NOSSO

O Pai-Nosso é a mais bela das orações. Cada palavra, bem mastigada, porque divina, é dum profundo significado, todas elas plenas de sabedoria e recheadas do Amor infinito do Pai.
Bastam as duas primeiras palavras para nos sentirmos como que sob as asas dum Pai que nunca nos deixa sós dado o carinho que elas nos transmitem.
Não obstante sabermos que o Seu amor é infinito e universal, ao proferir " Pai- Nosso" é como que nos sentimos filhos únicos entre os braços poderosos e fortes dum Pai que não nos abandona e nos conhece pelo nome. Não é grande este carinho ? Todo o Temor é como que se esvai e à nossa volta circunda a Misericórdia divina que nos transmite a confiança para prosseguir entre as tribulações da vida
À medida que avançamos com esta oração e com ela contemplamos a obra do Seu Amor ,todos os sentimentos de louvor é como que afloram aos nossos lábios e vêm do nosso coração, para O louvar e torná-lO conhecido, interiorizá-lO e dá-lO a conhecer cada vez mais à humanidade para que desapareça o egoísmo e a fraternidade seja uma realidade, numa conformidade total com a Sua vontade.
Se tudo quanto fizermos tiver por lema a vontade divina, esse tudo se torna como que verdadeiro colar de pérolas que nos liga ao céu.
É nesta oração que melhor podemos interceder por nós, quanto ao que precisamos e também, por todas as necessidades materiais e espirituais do mundo em que vivemos. Só Ele sabe das necessidades de cada um.
Ao pedirmos ao Pai que perdôe as nossas faltas estamos logo a fazer um exame de consciência quando Lhe propomos como que uma promessa de perdão para quem nos ofende, promessa essa que nos traz a Paz e nos leva a interiorizar o conteúdo do primeiro mandamento- Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
O nosso coração nos leva mais uma vez à interiorização do bem e do mal, ao arrependimento e ao propósito do cumprimento da Lei.
E porque esta oração nos foi ensinada por Jesus, que outra oração, melhor que esta, para interceder a Sua protecção perante as muitas tentações, perigos, dificuldades que nos cercam a cada momento? E não só para nós como para toda a humanidade que só Ele conhece.
Só Jesus nos afirmou solenemente"Se pedirdes a Meu Pai alguma coisa em Meu nome, Ele vo-la dará"-(Jo 16,23 ).
Também em( S. Lucas 11.1-2 )" Sucedeu que Jesus estava a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos discípulos;- Senhor, ensina-nos a rezar". Disse-lhes Ele: " Quando orardes dizei: Pai, santificado seja o Teu nome...E acrescentou: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; Batei e hão-de abrir-vos ; porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e ao que bate abrir-se-á".
E porque Deus é misericórdia infinita somente quer que O chamemos Pai, num coração a transbordar de Amor porque é assim que Ele olha para nós .
Com o Pai-Nosso, Deus quis gravar bem fundo na nossa alma, o Seu primeiro mandamento;" Amarás ao Senhor Teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente" (Mt.22,37)

de Ao sabor das ondas

Sem comentários: