29 de outubro de 2008

ESMOLAS NO ANONIMATO

Êxodo,10,11-Durante seis anos,semearás a terra e recolherás o produto.11 mas ao sétimo ano, deixa-la-ás repousar em alqueive; os pobres do teu povo comerão o resto. Farás o mesmo com a tua vinha e o teu olival
Lev 19,9-10 Quando fizerdes a ceifa não corteis as espigas até aos limites do vosso campo, e não recolhais o que resta para respigar das vossas colheitas.10 Não respigareis tão pouco a vossa vinha nem colhereis os grãos caídos no campo; deixá-los eis para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, Vosso Deus.
Deut 24,19-22,-Quando segares a messe no teu campo e deixares por esquecer algum feixe, não voltarás para levá-lo. deixá-lo-ás para o estrangeiro, para o orfão e para a viúva, a fim de que o Senhor, Teu Deus abençôe todas as empresas das tuas mãos. Quando sacudires as tuas oliveiras, não voltarás a colher o resto que ficou nos galhos; isso será para o estrangeiro, para o orfão e para a viúva.
I Re,17, 10-16 Erigiram estelas e ídolos a Asserás em todos os outeiros e debaixo de toda a árvore frondosa.11 Queimaram incenso nesses lugares altos, como as nações que o Senhor tinha despojado diante deles, e irritaram o Senhor com as suas práticas abomináveis12 adorando ídolos, embora o Senhor lhes tivesse dito: -Não fareis tal coisa o Senhor tinha advertido Israel e Judá pala boca dos seus profetas e videntes:"renunciai ás vossas más acções; guardai os meus mandamentos e minhas leis; observai toda a lei que escrevi a vossos pais e que vos transmiti pelos meus servos e profetas 14 Mas se eles não quiseram ouvi-lo e endureceram o seu coração,como tinham feito a seus pais, que os tornaram infíeis ao Senhor.
Sal40-Feliz o que se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o salvará.
Prov3,26 e 27-Examina o caminho onde colocas os teus pés e que sejam sempre rectos!
Não te devies nem para a direita nem para a esquerda e retira o teu pé do mal.
Mt-1o,-Não leveis ouro nem prata nem dinheiro em vossos cintos:10- nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçado nem bastão, pois o operário merece o seu sustento.
Luc 3,11-Ele responde. Quem tem duas túnicas dê uma ao que a não tem; e quem tem de comer faça o mesmo.

E quantas dezenas de passagens da Sagrada Escritura, semelhantes à concretização da viúva de Naim. Sem ser por intimidação mas por uma tão nobre caridade olhemos para milhares de anónimos, que tantas vezes entre os maiores sacrifícios ,erguem catedrais e ficam no esquecimento, na pobreza, na escuridão, no arrependimento, na frustração, etc, etc, etc.
Os outros, os esquecidos, os marginalizados, os pobres, os Bons que dão quanto têm, são nossos irmãos. Amor visível sem feminismos, é o que eles precisam, na devida ocasião dum reconhecimento.

AO sabor do vento forte

Sem comentários: