28 de agosto de 2008

SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA


Santo Agostinho,um dos grandes teólogos da Igreja ocidental, nasceu em Tagaste,na Numídia(Actual Argélia) em 354, estudou em Madaura e Cartago. Depois de ter desfrutado os prazeres desta última cidade, partiu para Milão para ensinar Oratória.
Um dia, uma criança disse-lhe "Toma e lê"e abrindo ao acaso as Escrituras,calharam as Epístolas de São Paulo e leu o seguinte" Despi-vos da dissolução dos deleites, das imundícies, mas revesti-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo e não toqueis na carne, no que toca a concupiscência."
Foi baptizado em 387, com o nome de Ambrósio, regressou ao norte de África e tornou-se Bispo de Hipona. Morreu em 430.
Foi sua mãe, Santa Mónica, a alma da sua conversão pela oração,pelo sacrifício e pela presença em todas as ocasiões em que Agostinho dela precisou, ainda que muitas vezes por ele reprovada.
Mas ele pressentia o seu valor e reconheceu-a através dos seus escritos.
Escreveu muitas obras como as CONFISSÕES E A CIDADE DE DEUS.
É um dos quatro doutores da Igreja, ao lado de Santo Ambrósio, São Gregório Magno e São Jerónimo.
Das muitas visões de Santo Agostinho, a mais célebre foi o encontro milagroso com uma criança(Um anjo ou o próprio Jesus), durante uma caminhada pela praia.
Quando Agostinho advertiu a criança que era impossível meter o mar numa poça, ela rispostou-lhe que não era menos inútil do que a tentativa que ele fazia para compreender o mistério da Santíssima Trindade.
TELA de KONRAD WITZ, Museu de Belas- Artes em França

Sem comentários: