20 de agosto de 2008

REPARAÇÃO


Saber perdoar aos que nos ofendem é a maior das obras de Caridade.Quem nos ofende, muitas das vezes não sabe o que diz nem o que faz. O silêncio e o desprezo visível pela ofensa são a melhor forma que temos de Amar.

Com as guerras é o que sucede. Ódio gera ódio e nunca Amor por alguém a não ser por si mesmo ou pela presunção de vanglória.

Custa muito quando injustamente somos julgados. Agradeçamos ao Senhor quando esse julgar só nos traz o conhecimento do mal que há em nós e nos leva com humildade a combater esses erros.

Na altura em que somos acusados e julgados, respigamos e vemos que não somos tão santos como pensávamos. Ficamos magoados e no primeiro instante achamos que não merecíamos. Mas depois caímos em nós e chegamos ao aprisco do amor próprio onde estão as espadas de gumes do nosso mal. Se formos humildes, ainda que em silêncio, tenhamos outras reacções melhores do que as que havíamos tido, mesmo que sensívelmente nos torçam e aos olhos de quem pratica o mal mostremos a outra face para que possam dar a outra bofetada.
A Caridade tudo perdoa. É perdoando que somos perdoados. Nunca nos vinguemos e deixemos falar quem fala, depois de termos advertido do dever da Caridade que também devem ter para connosco.
Agora que a paz voltou, cantemos com o coração: Nada te turbe; nada te espante; quem a Deus tem nada lhe falta e só Ele basta. Sim! Ele virá em nosso auxílio bem como de quem mal nos julga e faz. Basta que o nosso coração Ame com o Amor com que somos amados, quem nos perturba e nos quer afastar dEle e tirar a Paz.
Peçamos muita paciência, desprendimento do que possam pensar ou dizer de nós. Tenhamos muita compreensão com quem nos ofende e, principalmente, muita Caridade. Amemos a todos, principalmente aqueles que nos ajudam a santificar-nos pelo seu azedume para connosco. Há um pensamento que diz:" o teu maior amigo é o teu inimigo porque te diz todas as verdades".
A humildade sem caridade deixa de existir.
Jesus, manso e humilde do Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
Virgem Mãe assemelha o meu coração ao Teu. Amén.


de Ao sabor das ondas

Sem comentários: