30 de maio de 2008

FINDAR DO DIA COM Sta TERESA DE ÁVILA


A nossa alma é como um castelo feito de uma qualidade de diamantes ou de um cristal muito claro, onde há muitos aposentos e onde à Sua Imagem e semelhança, Deus está patente na obra que Ele quer fazer em nós. Nos céus há muitas moradas. Também na alma só há todas as virtudes colocadas pelo Criador, para as descobrirmos e as deixarmos a edificar por Suas próprias mãos. Conhecendo o que é a liberdade,a adesão à construção do referido palácio, deixa aberto o Caminho à sua interferência gratuita.
A alma é um pequeno paraíso onde Deus tem as suas pequenas delícias em elaboração.É feita à Sua imagem e semelhança para que por Ele consigamos perceber a grandeza e beldade deste Seu refúgio.
Este castelo,( eu também lhe chamo palácio pela beleza alegre que ele melhor traduz) tem muitas divisões,de diversos feitios , formas, tamanhos, umas pequeninas, outra mais baixas, outras mais à superfície, outras mais profundas. Mas a todas elas, Ele visiona desde que a nossa liberdade as deixe aperfeiçoar, numa consciência plenamente misteriosa, mas conhecida do nosso nada. Dando-Lhe liberdade plena, Ele entra em nós, para que o cinzel execute a sua obra de Escultor. Toda esta abertura é a disposição aberta de escuta pelo silêncio, num abandono ao Seu Amor que transforma toda a criatura que se lhe abre. Se asim é, vem ,Senhor, que Teu servo escute para que saia renovado das Tuas mãos. A luta entre Ti e a a carne é terrível e sinto que saio quase vencida,mas também convencida que Tu amas os fracos e oprimidos e a Tua paciência acaba por levar a melhor do humilde. Em Ti está a minha confiança. Sei que a Tua paciência não se esgotará e se alegrará porque a Tua alegria está no contínuo recomeçar.O domínio da Tua força persistente vai-se, de quando em vez, tornando-se visível ,mas fica-se pelas sombras, não é? É o tal agradar a dois senhores que sobressai destas considerações. Mas a vitória será Tua e com a tua ajuda, não verás touros falsos a dominarem-me. Com a Tua Graça, acredito na santidade dum pecador. Amen

Sem comentários: