10 de abril de 2008

SANTO INÁCIO DE LOYOLA

" TUDO PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS"
Inácio de Loyola,natural de Espanha, nasceu em 1491 na província de Guipúzcoa e era o filho mais novo de 13 irmãos. Os seus pais, eram ambos de nobre linhagem. Os tempos de infância foram normais e passados num grande solar pertencente à família nobre e rica. Tinha todas as atenções e carinhos porque era o mais novo. Tinha 15 anos quando decidiu ir para pagem do tesoureiro-mor dos reis católicos, Fernando e Isabel.
O ideal da sua juventude era ser rico, triunfar na vida, realizar feitos de cavalaria. Lia muitos romances nesse sentido e sonhava ser como esse heróis. , um guerreiro glorioso e lutador.
Um acontecimento veio mudar os rumos da sua vida. Os franceses entraram em luta contra o vice-rei de navarra. Pamplona é cercada. tinha ele 30 anos e era uma alma resistente encorajando os companheiros para dar a vida, se fosse preciso, pela vitória.
Após vários dias de combate, uma bala atingiu-o gravemente. Regressa a casa dos pais para ser tratado e teve de sofrer tratamentos dolorosos."nunca disse uma palavra de queixume, nem mostrou outro sinal de dor que não fosse apertar muito os punhos.
Na longa doença,cai-lhe nas mãos , entre outros, o livro da vida de Cristo. Embora o aceitasse sem qualquer inresse, um outro mundo começa a nascer na sua alma.
A conversão estava iniciada. Medita as vidas de S.Francisco de Assis e S.Domingos e tudo nele comaça a ser diferente. Faz-se peregrino, vai ao santuário de Montserrat onde se venera Nossa Senhora. Havia lido nos livros de cavalaria que os cavaleiros, antes de serem armados, faziam uma noite de vigília. Também ele a fez mas para se colocar ao serviço de Jesus Cristo.
Segue depois para para Manesa e entrega-se a uma vida de pobreza.Numa gruta se instala e começa a escrever a sua obra"Exercícios Espirituais". Faz uma peregrinação à Terra Santa onde pensava entregar-se à conversão dos turcos, mas acaba por regressar a Espanha e daqui para Paris a fim de acabar os estudos. Aí se encontra com vários companheiros com os quais funda a companhia de Jesus que foi aprovada em 27 de Setembro de1540 pelo Papa Paulo III.
Sofreu muito :esteve preso, foi espancado ficando quase morto, mas tudo fez "PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS" Morreu em 31 de Julho de 1556

Sem comentários: