27 de abril de 2008

27 de ABRIL-DIA DE SANTA ZITA


Os pobres eram o própro Jesus

Zita, nasceu em Montsegradi, perto da cidade de Lucca, no ano de 1218. Era filha de pais trabalhadores da terra. Quase analfabeta, desde criança, se preocupava em fazer a vontade de Deus.
Interrogava-se muitas vezes com estas perguntas:"Isto agrada ao Senhor? Isto desagrada a Jesus?"
Para ela, os pobres não eram os amigos de Jesus, mas o próprio Jesus.
Era uma rapariga afável, simpática, delicada e amiga de servir.
Esta maneira de ser, levaram uma família nobre de Lucca, a pedi-la aos pais como empregada.
Zita tinha 18 anos quando entrou na casa dos Fatinelli. Para uma rapariga inexperiente e habituada à vida simples do campo, era perigosa a vida citadina. Mas, Zita continuou sempre com a preocupação de em tudo agradar ao seu Jesus, pelo que conseguia vencer as tentações.
Todas as manhãs tinha autorização dos donos para ir á Santa Missa quando as companheiras de trabalho ainda dormiam.Tal era o seu zelo, que os patrões a escolheram para chefe das empregadas da casa.
Uma manhã, Zita demorou-se mais tempo na oração na igreja. Quando reparou no sol que já tudo iluminava, amedrontou-se pelo trabalho que àquela hora já devia estar feito.
Mal chegou a casa reparou que tudo estava pronto, o pão brilhava sobre a toalha da mesa e nenhuma empregada a substituiu no trabalho.
Aquele milagre era devido aO que ela servia e agradava pela oração.
Todas as sextas feiras tinha a missão de distribuir as esmolas aos mais necessitados que se juntavam á porta do patrão, dando-lhes não só as que lhe eram entregues mas também as que ela juntava por si mesma através do jejum e de roupa que dispensava.
Conta-se que, um dia, Zita levava no avental comida para servir pelos amigos de Jesus. O patrão quis saber o que levava e ela respondeu que eram "folhas e flores" que logo cairam para o chão. Tornou-se a empregada santa que os patrões adoptaram como membro da família.
Foi empregada de servir até ao ano de 1278, com 60 anos. Em 27 de Abril, altura em que veio a falecer com uma doença que durou cinco dias já tinha a fama da santa pelos muitos milagres que iam surgindo.
Foi beatificada pelo papa Leão X, canonizada pelo papa Inocêncio XII e o papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro pela humildade comque fazia todo o seu trabalho.
resumo de livros consultados de Ao sabor das ondas

Sem comentários: