24 de abril de 2008

Ó CRUZ DO SENHOR

Formosa Cruz, mais resplandecente e rica,
com o sangue deste divino Cordeiro,
que formosos rubis!

Tu foste os termos dos Seus trabalhos,
Tu o começo do Seu reposo,
Tu a vitória de Sua batalha,
Tu o levantamento do Seu degredo,
Tu a entrada da sua glória,
Tu a posse do Seu reinado.

Toda ficas manando em rios,
que por ti correram,
de Seu preciosíssimo sangue,
e toda banhada nele.

Tu és a minha herança,
tu és a minha partilha,
que deste Senhor me ficou.

Pobre,morreu desapegado de tudo,
só contigo abraçado
e só em ti cravado.

Toda te deixou a todos os seus,
a cada um dos que O amam.

Adoro-te, abraço-te, recebo-te
por meu único tesouro.
Ó mais formosa que todas as estrelas,
mais forte que todos os exércitos,
triunfadora de todos os inimigos!

Ó como ficais poderosa no campo,
e sem poderes ser vencida!
Já te reconheceu o Céu,
já treme perante ti ,o Inferno,
já te teme o mundo,
já conhece o inimigo
que o verdadeiro Filho de Deus
em ti morreu.
Ó santa Cruz, tu és a minha coroa,
tu és a minha glória,
tu és a minha riqueza,
e todos os bens de ti vêm.

Hoje menos dura,
hoje penhor certo da glória,
hoje começo do reino,
hoje descanso dos sofredores,
hoje alívio dos que a ti recorrem,

Adoro-te, árvore da Vida,
Adoro-te, fonte de sabedoria,
Adoro-te, fortaleza contra os inimigos,
Adoro-te, fogo ardente,
Adoro-te, suporte do divino Cordeiro.

Recebe-me em teus braços,
com eles, sustenta-me,
com eles, santifica-me
com eles, receba-me O que me redimiu,
com eles, morra com O que por mim morreu.

Ó Mãe de Deus,
Sacratíssima Rainha,
dos anjos e santos,
gloriosa estrela do mar
e guia dos pecadores,
cheia de dores
e saudades deste Senhor,
que geraste cheia de Fé e Esperança,
de o ver ressuscitado...

fazei-me, com Ele ser crucificado,
fazei-me, por suas mãos ser recebido,
fazei-me, delas e por Vós
ser sempre amparado
fazei-me, que por elas, nEle viva
fazei, que nEle morra
fazei, que com Ele reine.

Ó corte celestial,
que tendes já
este divino cordeiro imortal,
contentes por O possuirdes,
ajudai este pobre filho de Eva,
a Viver por Ele
sempre amante da cruz,
a nela querer ser crucificado,
no seu Amor abraçado
para que mereça por Ele,
ser um dia
coroado e glorificado.
Amem.


Frei Tomé de Jesus

Sem comentários: