PARTE DE MENSAGEM DO SANTO PADRE PAR A SEMANA DE 6 A 13 DE ORAÇÃO
PELAS VOCAÇÕES COM O TEMA"VOCAÇÃO AO SERVIÇO DA IGREJA-MISSÃO."
1-Aos Apóstolos Jesus ressuscitado confiou o mandato:"Ide, pois, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho , do Espírito Santo"(Mt28,19)
A Igreja é missionária no seu conjunto e em cada um dos seus membros. Se, graças aos sacramentos do Baptismo e da Confirmação, cada cristão é chamado a testemunhar e a anunciar o Evangelho, a dimensão missionária está especialmente e intimamente ligada á vocação sacerdotal(....)Assim fez com Moisés:"Vai, envio-te ao Faraó, para que tires do Egipto o meu povo".
As promessas feitas aos pais realizaram-se plenamente em Jesus Cristo. A este respeito, afirma o Concílio Vaticano II: "Veio, pois, o Filho, enviado pelo Pai, que, ainda antes da criação do mundo, nos escolheu n'Ele e n'Ele nos predestinou á filiação adoptiva,(...). Cristo, para cumprir a vontade do Pai, inaugurou na terra o Reino dos Céus, revelando-nos o seu mistério; E, pela sua obediência, consumou a redenção."(Const. Dogm. Lumen Gencium,).
2-(...)corresponder ao chamamento do Senhor supõe enfrentar cada perigo com prudência e simplicidade, e inclusivé, as perseguições, pois um discípulo não está acima do Mestre,nem o servo acima do Senhor"(Mt 10,24. Feitos uma só coisa com o Mestre, os discípulos não ficam sós para anunciar o Reino dos Céus, mas é o mesmo Jesus que age por eles.
3-(...)Enviados pelo Senhor, os Doze receberam o nome de" Apóstolos", chamados a percorrer os caminhos do mundo anunciando o Evangelho, como testemunhas da morte e ressurreição de Cristo Escreve S.Paulo aos cristãos de Corinto:"Nós- isto é , os Apóstolos- pregamos a Cristo Crucificado"(1Cor 1,23)
4-(...)desta forma forma observa o Concílio Vaticano II:"Embora a qualquer discípulo de Cristo incumba o dever de propagar a Fé segundo a sua condição, Cristo Senhor chama sempre de entre os discípulos, aqueles que quer para estarem com Ele e os enviar a evangelizar os povos(cf.Mc3,13-15)
5-(...)por fim é preciso agradecer a Deus pelos numerosos sacerdotes que tiveram de sofrer até ao sacrifício da vida, sem se pouparem, por servir a Cristo
6-Não são poucos os homens e as mulheres que, desde sempre na Igreja, movidos pela acção do Espírito Santo, escolheram viver radicalmente o Evangelho, professando os votos de castidade, pobreza e obediência. Esta multidão de religiosos e religiosas pertencentes a numerosos institutos de vida contemplativa e activa, tiveram "até aqui e ainda têm,a maior parte da evangelização do mundo 2 (decr.Ad Gentes,40)
7-Além disso, para que a Igreja possa continuar a missão que lhe foi confiada por Cristo e não faltem os evangelizadores que o mundo necessita, será oportuno que nas comunidades cristãs, nunca falte uma constante educação na Fé das crianças e dos adultos; é necessário manter vivo nos fiéis um sentido activo de responsabilidade missionária e de participação solidária com os povos da terra.O dom da Fé chama todos os cristãos a cooperarem na evangelização.Que esta consciência seja alimentada através da pregação e da catequese, pela liturgia e por uma constante formação na oração.(...)
8-Somente num terreno espiritualmente bem cultivado brotam vocações para o sacerdócio ministerial e para a vida consagrada.
De facto, as comunidades cristãs que vivem intensamente a dimensão missionária do mistério da igreja, jamais serão levadas a fechar-se em si mesmas. A missão, como testemunho do Amor divino, torna-se particularmente eficaz quando é partilhada comunitariamente"para que o mundo creia"(cf.Jo 17,21)
A graça das vocações é o dom que a Igreja invoca diariamente ao Espírito Santo. Desde o seu início a comunidade eclesial, recolhida em torno da Virgem Maria, Raínha dos Apóstolos, dela aprende a implorar do Senhor o florescimento de novos apóstolos, que saibam viver no seu íntimo aquela Fé e aquele Amor necessários para a missão.
8-(...)confiar esta reflexão a todas as comunidades eclesiais para que a façam suas e, sobretudo, para suscitar subsídios de oração por todos e em especial aos jovens em caminhada vocacional.
4 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário