Como aos discípulos de Emaús, Jesus manifestou-se a nós particularmente na "fracção do pão",expressão que se designa a Eucaristia. Este sacramento celebra o memorial da Morte e Ressurreição do Senhor, não como simples recordação, mas como representação ao vivo e perpectuação do Seu único sacrifício da cruz, instituído antes sacramentalmente na Última Ceia.
nas outras aparições ou encontros, o Senhor partilha também o alimento com os sseus discípulos, favorecendo assim a intimidade com eles. É o Senhor ressuscitado que nos congrega, em Igreja, para a celebração do amor fraterno e da Eucaristia.
PONTOS DE INTERROGAÇÃO E DE ACÇÃO
1- Ler atentamente o episódio do encontro de Jesus com os discípulos de Emaús e analisar os diversos momentos. Coloquemo-nos na pessoa dos discípulos. A nossa vida é a história dos nossos encontros ou desencontros com o Senhor?
2-A Eucaristia é o encontro por Excelência com o Senhor. Como preparo e vivo este encontro sacramental? Que ressonância deixa na minha vida ?
3-os Apóstolos, a começar por Pedro, testemunhavam desassombradamente a Ressurreição do Senhor, E eu? Que testemunho dou? Contratestemunho? Indiferença? Testemunho só com palavras? Testemunho com palavras e boas obras?
1ª-LEITURA;Actos 2,14.22-28
2ªLEITURA:1 Ped 1, 17-21
EVANGELHO:Lc 24,13-35
Na narração dos discípulos de Emaús, estão presentes todos os elementos da celebração eucarística: antes de mais há a entrada do celebrante; depois vem a liturgia da Palavra com a homilia; em seguida o "partir do pão". Só na hora da comunhão eucarística os olhos se abrem e os discípulos se dão conta de que o Ressuscitado está no meio deles. Mas sem palavras não teriam conseguido descobrir a Cristo no PÃO EUCARÍSTICO.
de Padre Joaquim Teixeira-rev. Pároco de Seia-Guarda
Sem comentários:
Enviar um comentário