Jesus ressuscitou "no primeiro dia da semana" e manifestou-Se logo nesse mesmo dia aos discípulos, desejando-lhes a Paz e comunicando-lhes o Seu Espírito e com Ele o poder de perdoar os pecados. Por isso," este primeiro dia" começou a ser chamado DOMINGO ou DIA DO SENHOR, substituindo o sábado judaico, pois com a Ressurreição começou uma nova Criação, uma nova Aliança e a Páscoa definitiva.
O ano litúrgico está organizado a partir da Páscoa e por isso, com um tom dominical e eucarístico.
este domingo é chamado Domingo"in albis" ,pois os neobaptizados apresentavam-se em vestes brancas. O cântico de entrada faz-lhes referência;"Como crianças recem-nascidas, desejai o leite puro...
O Baptismo é um renascimento espiritual. É também dominado Domingo de" Pascoela"ou Páscoa menor.
Mas todos os Domingos até ao Pentecostes são domingos de Páscoa.
Evang:Jo 20,19-31
Tema de Domingo
"BEM -AVENTURADOS OS QUE NÃO VIRAM"
Estas palavras da Ressuscitado são dirigidas aos discípulos de todos os tempos.Bem-aventurados são aqueles que, ouvindo a palavra do Evangelho, reconhecem imediatamente a voz do Seu Pastor e fazem profissão de Fé que é posta nos lábios de Tomé:"Meu Senhor e Meu Deus".(28)
O lugar privilegiado para ouvir esta voz e para encontrar o Ressuscitado é na Assembleia dominical da comunidade. Se o Ressuscitado não pode ser visto, existe, porém uma coisa que poderemos ver:-uma comunidade que, com a sua vida, testemunha que Cristo está vivo.
A profissão de Fé deve ser repetida frequentemente e em muitas circunstâncias pelos cristãos dos nossos dias. São muitos os poderosos e senhores do mundo que estão dispostos a conceder vantagens e privilégios aos que se prostram diantes deles e lhes tributam honras divinas. Por medo? Por oportunidades?...muitos cedem.
O cristão não o pode fazer.Ele tem o Seu Senhor e o Seu Deus.
PONTOS DE INTERROGAÇÃO
1-Onde se apoia fundamentalmente a minha Fé? No Senhor ressuscitado?
-Vivo a minha Fé comunitariamente ou só individualmente?
2-Jesus ressuscitado" No Primeiro dia da semana"passou a ser "O dia do Senhor". A partir daí
como cristão,de que forma vivo este dia? Qual a importância da Eucaristia Dominical?
PENSAMENTOS
1-Um homem sem Fé é como um viandante sem meta, como alguém que luta sem esperança de vitória. (Sº Agostinho)
2-Para aquele que acredita e é sensível e atento a Deus,mil objecções não constituem uma dúvida; para quem se encontra de pé atrás, mil provas não fornecem uma certeza(L.Eveli)
Considerações sobre a liturgia do II domingo de Páscoa elaboradas por Revº Padre Joaquim Teixeira -pároco de Seia-diocese da Guarda
29 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário