10 de outubro de 2009

QANDO A VIDA DOS SANTOS SÃO BÁLSAMO PARA A NOSSA PEQUENEZ E FRAGILIDADE

.


Mais construtivo, fixar o olhar na sua faceta positiva. Não basta pensar no que o apóstolo não é; devemos debruçar-nos sobre o que é ser apóstolo. Ser apóstolo é, antes de mais nada, existir pelo dinamismo da fé. É ter a missão de fazer com que o amor de Deus penetre no quotidiano do mundo. É sentir que Deus nos impele a juntarmo-nos às pessoas, para nos preocuparmos com os seus problemas. Ser apóstolo é rezar como aquela criança: "Senhor, faz que os maus sejam bons e que os bons sejam simpáticos".

Ser apóstolo não é apenas falar de Deus, mas sobretudo viver Deus e transmiti-lo a quantos nos rodeiam. Ser apóstolo é ter um coração tão transbordante de amor, que não consiga deixar de comunicá-lo à sua volta. Ser apóstolo é ter sempre um sorriso nos lábios, uma palavra na ponta da língua, uma mão sempre estendida, uma bolsa que não se fecha, um coração carregado de compreensão e de amor

(Os cinco minutos de Deus. Cucujães: Editorial Missões, 2005)

RETALHOS DA VIDA DE SANTO CURA D'ARS

As injúrias dos homens não foram as únicas provas durante os primeiros anos da sua vida apostólica
Por fora, assediado pela maledicência,por dentro sofria angústias de outra espécie.
Apesar da grande Fé na Providência, a vista do que ele chamava a sua profunda miséria e das obrigações do se cargo, inspiravam-lhe um grande temor dos juízos divinos...
Chegou ao ponto de sentir tentações de desespero. "Meu Deus, exclamava entre gemidos, fazei que eu sofra quanto Vos aprouver, mas concedei-me a graça de não cair no inferno".
E passava do temor à esperança e da esperança ao temor.
Ele conheceu aquelas situações terríveis" em que a alma não recebe consolações terrenas, às quais já não se prende, nem do céu onde ainda não habita ; nestas horas cruciantes a alma crê-se totalmente e ,para sempre abandonada por Deus" Era então que ele desejava fugir, ir-se para qualquer solidão, a fim de "chorar a sua pobre vida."
Na verdade a cruz que suportava era demasiado pesada.
Mas depois, que começou a amá-la, quão suave lhe pareceu.
- " Sofrer amando,dizia ele, não é sofrer...Fugir da cruz, pelo contrário, é querer ser esmagado .
É necessário pedir o amor às cruzes; então tornam-se suaves.Eu experimentei-o durante quatro ou cinco anos. Fui muito caluniado e objecto de contradições. Ah! Tinha muitas cruzes; Talvez mais do que podia carregar. Pus-me a pedir o amor da cruz e desde então sou feliz! Agora digo: sou verdadeiramente feliz. Só na cruz está a felicidade"
DO LIVRO DE SANTO CURA D'ARS

Sem comentários: